quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Novidade na Reconstrução Mamária: Gel de Plaquetas
Cirurgiões espanhóis do Hospital German Trias i Pujol, em Barcelona, criaram um gel de plaquetas que serve para restituir o volume da mama após a extração de um tumor, com a vantagem de que se coloca no mesmo ato cirúrgico e permite conservar a forma do peito.
A técnica é pioneira no mundo e já foi aplicada a meia centena de mulheres com resultados positivos, conforme informa a instituição de saúde em comunicado citado pela imprensa espanhola.
As plaquetas utilizadas são obtidas através do sangue de um doador e com elas elabora-se o gel com uma consistência semelhante à da mama, que restitui o volume e regenera as fibras de colagénio perdidas.
As plaquetas não são células, mas fragmentos celulares, pelo que não se corre o risco de rejeição por parte do recetor. Contêm também propriedades de crescimento e imunomoduladores que aceleram a reparação e a regeneração do tecido.
Calcula-se que 7 em cada 10 mulheres que têm um cancro da mama necessitam de realizar uma tumorectomia, cirurgia para extração do tumor no peito. Três em cada 10 necessitam mesmo de uma mastectomia que supõe a remoção total da mama.
Nas cirurgias de extração de tumor não se reconstruía a mama a não ser numa altura posterior com recurso a ácido hialurónico ou com gordura de outra parte do corpo do paciente, mas nem sempre com o resultado desejado.
A nova tecnologia liderada pelo cirurgião Joan Francesc Julián foi patenteada pelas três instituições envolvidas no projeto pioneiro: o hospital e Instituto Germans Trias, a Universidade Autonoma de Barcelona e o Banco de Sangue e Tecidos.
in boasnotícias.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
A Ciência está sempre a evoluir, felizmente.
Bjs
Pena já não dar para muitas de nós, mas é bem bom que evolua.
Beijinho
Pois muita pena, mas ajudará d certeza muitas que se seguirão.
E é sempre b om, acreditar na evolução da ciencia.
Olá, Isa!
Sê bem vinda aqui ao "Mamas".
Sabes que a mim basta pensar que tenho uma filha de 15 anos para torcer, de todas as maneiras que puder, para que a ciência avance anos-luz em cada dia... Mas não é só pela filha, é pelos filhos, que são três, e por toda a gente, porque ninguém merece qualquer tipo de encontro com o cancro...
um beijinho
Oi Guida.
Cheguei aqui através de amigas em comum.
Que excelente notícia você postou.
Realmente é uma dádiva.
A ciência de mãos dadas com o nosso criador.
No meu caso não será mais possível.
Mas fico feliz, em saber que muitas, mulheres não terão que passar por tudo o que eu passei.
Bjs.
wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com
Obrigada pela visita, Mulher de Peito, e também pelas palavras, com as quais concordo.
Um beijo
Enviar um comentário