Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!


Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vão tratar-me assim!


Ou seja, vão fazer-me uma histerectomia (total e abdominal)


A histerectomia é a retirada do útero, que pode ser total, quando se retira o corpo e colo do útero, ou subtotal, quando só o corpo é retirado.
Na maioria das vezes é feita através de uma incisão no abdómen, por onde se retira o útero (histerectomia abdominal). Em alguns casos também pode ser feita através de uma incisão na vagina, por onde se retira o útero (histerectomia vaginal). Uma outra abordagem é a histerectomia por vídeo laparoscopia, onde a cirurgia é realizada por pequenos orifícios de 5 a 10 mm no abdómen e a retirada do útero é feita pela vagina.
Às vezes esta cirurgia é acompanhada da retirada dos ovários e trompas (histerectomia total com anexectomia bilateral |a minha|).

Quais são os efeitos colaterais de uma histerectomia?

Em primeiro lugar, uma histerectomia encerra a possibilidade de uma mulher ter filhos.
Outras complicações incluem: lesões no intestino, na bexiga, ureteres (finos tubos que ligam os rins à bexiga, levando a urina), sangramento vaginal, infeção, dor pélvica crónica e diminuição da resposta sexual.
A remoção do útero pode deixar a mulher mais sujeita a ter tromboses e pode ser um fator de aumento do risco de enfarte. Se os ovários são retirados, a mulher perde a sua fonte da hormona feminina, o estrogénio. As mulheres que não podem submeter-se a terapia de reposição hormonal |como eu| terão uma menopausa instantânea e uma hipótese aumentada de desenvolver osteoporose e enfartes cardíacos. Mesmo entre as pacientes que não retiraram os ovários , muitas mulheres relatam sintomas como: fadiga, ganho de peso, dores articulares, alterações urinárias e depressão, após uma histerectomia.

(o que está em itálico foi adaptado da net)

A minha cirurgia vai ser total e abdominal, pois os três anos de Tamoxifeno que ainda me restam iriam garantidamente continuar a fazer estragos em qualquer "miudeza" que ficasse dentro de mim. É tudo para sair, portanto, sendo que os prós batem os contras aos pontos, pois o bicho cancro não vai ter onde pegar... Todas as más hipóteses serão, naturalmente, controladas ao longo da vida que me restar.


18 comentários:

Susana Neves disse...

Imagino que tenha sido uma decisão difícil, mas tenho a certeza que foi a melhor.

Bola pr´a frente

Beijinhos

IsaLenca disse...

Vai correr tudo bem.

Bjs

Lina Querubim disse...

Assusta mas vais ficar bem!
Riscos estamos sempre a correr o Tamoxifeno faz tanto mal e nós temos que o tomar.
Beijinhos e tem um bom fim de semana!

Graça disse...

Eu também não tenho entranhas, tiraram-mas no mesmo dia que tiraram o bicho da mama, comigo as coisas não correram lá muito bem! mas cada caso é um caso, o pós operatório também é um cadito chato, mas livras-te de mais uma preocupação, por ai o bicho não tem hipoteses!
Os sintomas da menopausa são toleráveis, nada de especial!
a bexiga é que é uma aproveitadora de espaços livres, e anda mesmo cá por baixo a chatiar, não pode andar muito cheia!
Guida, vai correr tudo bem.
vai dando noticias
beijinhos grandes

Guida Palhota disse...

Susana,
A decisão nem foi difícil, pois prefiro passar pela operação e ficar sem nada a correr o risco de um novo cancro. Mas, agora que estou à beirinha da quinta operação em três anos, estou a sentir um quebranto e, pela primeira vez, a pôr a hipótese de alguma coisa correr mal. Mas não há de ser nada. Isto foi só um desabafo, que é algo de que preciso, para descontrair.

Um beijo grande, amiga fortalhaça

Guida Palhota disse...

Isalenca e Lina!
No fundo, eu estou mesmo convencida de que vai correr tudo bem.
E quanto aos riscos, até pode vir um carro desgovernado para cima de mim já daqui a bocadinho (vá de retro!) e eu nem chegar a ser internada por via das entranhas doentes...;)

beijitos

Guida Palhota disse...

Graça,

Temos de fundar o Clube das Desentranhadas! lol
Olha que essa da bexiga parece-me chata, pois eu já agora passo a vida no WC...
Mas não há de ser nada!

Beijocas

Gatapininha disse...

Oi Guida
Vai correr tudo bem, tens é que pensar que se correram todas bem até aqui esta também vai correr. Fizeste alguma cesariana? Se sim é precisamente o mesmo. Eu estive 13 dias em casa e fui trabalhar assim que consegui conduzir. Tens que levar a cinta das cesarianas (se não tiveres tens de comprar) para o hospital, pois é aconselhado por logo antes de sair do hospital.
jokas

Guida Palhota disse...

Olá, Sandra. Eu nunca fiz cesariana. De qualquer modo, usei uma cinta, para a barriga ir mais depressa ao lugar, mas onde é que isso já vai... Se é preciso uma cinta, vou ter de a comprar, ou seja, mandar o marido tratar disso, pois já não tenho tempo de o fazer eu.
Obrigada pela informação. Há tanta coisa que os médicos nos deviam dizer com alguma antecedência e não o fazem! Aconteceu-me exatamente o mesmo com o primeiro sutiã, depois da mastectomia.

Beijocas

mena disse...

UM BEIJINHO, CLARO QUE TUDO VAI CORRER BEM QUANDO PASSAR UM TEMPO JÁ ESTAMOS OUTRA VEZ FORTES A DAR FORÇA AOS OUTROS XI-CORAÇÃO

Guida Palhota disse...

Beijinho, Mena!

Natália Fera disse...

Olá Guida
Eu também faço parte do clube das desentranhadas já há 6 anos,também usei a cinta,compra-se na farmacia,a minha também foi o marido que comprou enquanto eu estava no hospital.

O próximo almoço vai ser das desentranhadas.

Beijinhos e vai correr tudo bem.

Guida Palhota disse...

Olá, Naná!
Pois então usarei a cinta, que eu nem quero cá discriminações! LOL

Achei piada ao almoço das desentranhadas. ;-)

Gracias pelo miminho

Beijocas

Anónimo disse...

Guidinha, Mulher de entranhas tão importantes que as terás de suprimir...bicho não pega e Guida não deixa!
A menopausa...olha uma boa desculpa para mais miminhos da malta que nos rodeia. Ficas mais mijonita...nada que não fosses já!
E ficas sem uns quilinhos, pois nem sempre se ganham tantos assim com a menopausa, portanto...vendo bem a coisa...até que acho que te vais dar muito bem!
Um grande abraço
TM

Gigi disse...

Uma beijoca muito grande. Vai tudo correr bem.

Lina Querubim disse...

Passei para deixar beijinhos e desejar rápidas melhoras!!!!

Guida Palhota disse...

Muchas gracias, Gigi y Lina.

Besos

Guida Palhota disse...

TM

Olha que isso do "mijona" confere mesmo! E quanto à menopausa, já senti cá umas "calorinas"!...
Quilos a menos é que ainda não vi nada, o que é pena.

Mas lá iremos, com miminhos vamos a todo o lado!... LOL

Beijocas