Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!


Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

sexta-feira, 20 de abril de 2012


Fui ao fundo de mim
Visitei uma imensa câmara em branco
Plena de paz, vazia de qualquer outra realidade
E agora sei que já sou outra, após essa purificação
Sou talvez, finalmente, 
Uma pessoa melhor - o que acreditei ser a razão de o cancro me atingir -,
Embora ainda em construção

10 comentários:

Rute disse...

Guida

Fico muito feliz por saber que te sentes melhor:)

1 beijinho grande

Leonor Leal disse...

Querida Margarida
Nestes ultimos tempos senti muito a sua falta, raro era o dia em que não consultava o blog na tentativa e esperança de saber como estava a passar, fico muito contente e feliz por saber que se sente melhor e mais optimista.
beijinhos grandes extensiveis ao seu pai e mãe.
Leonor Leal

prendas1001 disse...

Olá Guida
Muitas vezes aqui vim para saber de si e não a via, andava preocupada. Graças a Deus que está melhor e voltou mais otimista.
Continue assim. Muitos beijinhos e tudo a correr bem.

Ana Camões disse...

É sempre muito bom ler-te!!!!!!!!!

Beijinhossssssssssss

Anónimo disse...

Olá querida Guida !!
--- Faz quase 1 ano(em Junho próximo)que eu te contactei! Estava tão assustada, tão nervosa com o meu diagnóstico...Tu respondes-te,e ainda hoje agradeço as palavras que me disseste(e o video). Foi um apoio , um encorajamento! --- Bem hajas pela atençâo!!
--- Hoje em dia estou bem + tranquila| Passei por6 tratamentos de quimio,fui operada em 8 dez. +25
sessôes de radio, terminei em14 de Fev. ----- daí para cá,tenho estado a recuperar!! --- Mas,a recuperar o quê?--- A força fisica,a alegria de viver,o interesse pelo trabalho, pelo mundo?
_----- Nâo é fácil.Isto foi mesmo muito extremo... , e, como tu dizes:"a razão ultima de ter tido cancro foi tornares -te melhor pessoa" ! É isso !
Qualquer pessoa sensível que sobreviva a uma doença tão extrema(e aos tratamentos)- vai tornar-se melhor pessoa, seguramente, acho que sim!!!!
Eu estou melhor,+ "humana",+ compreensiva,+ agradecida a pessoas,tais como médicos enfermeiras...+ atenta,não é que não fosse antes, mas agora tornou-se tudo + agudo!
--- Entretanto algo se perdeu...! Senti uma profunda tristeza que nunca vou esquecer, senti o "mal" dentro de mim!!!!! ---- E ainda não consegui "encaixar" isto na minha vida,na minha pessoa, compreender porquê!!!
--- A diferença fisica entre o antes e o depois,também é muito acentuada:quem é esta de cabelo curto e encaracolado? No lugar da mama há uma cicatriz, o braço dormente quando me esforço,um cansaço quase permanente...quem sou eu?
--- Agora ? !
Espero encontrar as respostas,ainda.... com o passar dos anos...talvez. Não consigo fazer planos de futuro,não sei que rumo dar á minha vida...
--- Eu que antes disto andava tão bem,tão bem mesmo !
--- Agora só me apetece jardinar!todas as manhâs depois do peq.-almoço e sempre que o tempo o permite vou para fora,semear,plantar,limpar canteiros... É verdade que tenho o jardim muito lindo,como há anos não estava tão bem tratado,mas será isto uma justificação para existir?
--- Que sei eu? ( foi tudo posto em causa)
Querida Guida recebe um grande abraço,toda a minha simpatia e solidariedade !!!! Beijo

Guida Palhota disse...

Querida Leonor,

Vivi um período muito mau, muito fundo, mas, felizmente, confirma-se que só mesmo a morte é que não tem solução. Cá estou eu, com forças para o "arrebitanço", com vontade de viver, mas... francamente diferente! Espero que gostem de mim assim! LOL
Desejo que esteja tudo bem consigo.
Serão entregues os seus beijos aos meus pais, que andam, conosco, a preparar as suas bodas de ouro, com todo o entusiasmo.
Beijinhos grandes para si e para os seus

Guida Palhota disse...

Olá, Anabela!

Obrigada pela sua preocupação.
Sim, agora estou melhor e sinto que no caminho para conseguir mais ainda.
Gostarei de continuar a lê-la por aqui. Sinta-se à vontade. Espero corresponder mais daqui em diante.

Beijo grande
*___*

Guida Palhota disse...

Ó Aninhas,
até tu cá tinhas vindo, miúda!...

Beijoca Laroca

*___*

Guida Palhota disse...

Minha querida amiga de há quase um ano "(em Junho próximo)",

Estas nossas histórias não têm nada de fácil nem de engraçado, mas nós até podemos inventar coisas desse género, como sessões fotográficas de cortes de cabelo pré-queda, por exemplo...
Nós podemos, nós temos, nós queremos e não queremos, passamos a vida a ouvir que somos fortes e quase nos envergonhamos de chorar, mas precisamos desesperadamente de o fazer...
Isto é o diabo e nós precisamos de nos libertar do que nos dizem, porque ninguém é igual.
Ter cancro da mama não é o mesmo que ter um carro da mesma marca e do mesmo modelo, que diabo! Somos pessoas.
Toma o teu tempo. Deixa fluir os teus sentimentos, anuncia as tuas dores. Tu és especial por aquilo que te aconteceu. Muito especial. O que eu aprendi, muito a sério, foi que, muita gente sente muitos ciúmes e muita inveja da espécie de protagonismo que os doentes experimentam enquanto vivem a sua doença, e, por isso, muitas vezes, fazem tudo para lhes roubarem esse protagonismo, afastam-se deles e fazem por afastar também outros. Não deixes que isso aconteça. Dá a volta airosamente. Parece-me que estás no bom caminho, relativamente à jardinagem. Se estás a alindar o teu jardim, estás a sentir-te linda, também. Isso é muito bom. Mas faz os possíveis por sair com amigos, rir e brincar. E sempre toda boneca, com roupa gira, maquilhada...
Digo-te isto, que foi aquilo que eu não fiz e deu muito mau resultado. Não quero que te sintas só, nem triste, nem inútil. E se ainda não fores trabalhar, podes também fazer um qualquer voluntariado, que me parece algo muito interessante.
E se quiseres: guidapalhota@gmail.com

Beijo Grande
E toda a sorte do mundo

Anónimo disse...

Foi durante a minha pesquisa sobre o VIH/Herpes que tropecei na informação sobre o VIH/Herpes; informação que é bastante fácil de encontrar ao fazer uma pesquisa de DST no google. Na altura, pensava que o "HIV/Herpes Cured" era uma conspiração, mas não sabia que a medicina herbácea me interessava muito. Fiz perguntas sobre a cura à base de ervas nos sites oficiais do HIV/Herpes e fui banido por o fazer por moderadores que me disseram que eu estava a papaguear propaganda do Hiv/Herpes. Isto reforçou a minha crença de que existe uma cura para o Hiv/Herpes. Depois encontrei uma senhora da Alemanha chamada Achima Abelard Dr. Itua Cure o seu Hiv, por isso enviei-lhe um correio sobre a minha situação e depois falei mais sobre ela e enviei-me o seu medicamento à base de ervas que bebi durante duas semanas. E hoje não estou curado de Hiv/Herpes na minha vida, procurei grupos de Hiv/Herpes para tentar estabelecer contacto com pessoas a fim de saber mais sobre o Hiv/Herpes Herbal Cure's acreditava, neste momento, que esta informação lhe era útil com a mesma doença e queria fazer o melhor que podia para divulgar esta informação na esperança de ajudar outras pessoas. Que a Dra. Itua Herbal Medicine me faz acreditar que existe uma esperança para as pessoas que sofrem de,Parkinson,doença de Alzheimer,doença de Bechet,doença de Crohn,doença de Cushing,insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,Hipertensão,Cancro Colo_Rectal, Doença de Lyme,Cancro do Sangue,Cancro do Cérebro,Cancro da Mama,Cancro do Pulmão,Cancro do Rim,Feitiço do Amor,Psoríase,Feitiço da Lotaria,Doença,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Infertilidade,Doença de Taquicardia,Epilepsia,Diabetes,Doença Celíaca,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Autismo,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical. Asma, (sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Doenças alérgicas,Doença de Parkinson,Esquizofrenia,Cancro do pulmão,Cancro da mama,Cancro colo-rectal,Cancro do sangue,Cancro da próstata,siva. Insónia Familiar Fatal Factor V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Diabetes,Doença celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia,Artrite,Amiotrófica,Coliose lateral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgressãoSclerose,Convulsões,Doença de Alzheimer,Carcinoma adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,Hiv_Aids,Herpes,Copd,Glaucoma.., Cataratas,Degeneração macular,Doenças cardiovasculares,Doença pulmonar,Próstata alargada,Osteoporose.
Demência,Cancro do pulmão,Leucemia,Cancro do linfoma,Mesotelioma do pulmão,Amianto,
Cancro do Útero Cervical do Ovário,
Cancro da Pele, Tumor Cerebral, ,Hiv_ Aids,Herpes,Doença inflamatória intestinal,Copd,Diabetes,Hepatite,Lúpus,li sobre ele online como ele cura Tasha e Tara,Conley,Mckinney e muitos mais que sofrem de todo o tipo de doenças por isso contactei-o. Ele é um médico herbal com um coração de Deus único, Contacte Emal. ... drituaherbalcenter@gmail.com Telefone ou whatsapp...+2348149277967.