Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!

Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Berries

As Bagas "Vermelhas" e as Suas Propriedades
Anticancerígenas e Antioxidantes



Silvestres, da horta ou de estufa, a verdade é que os frutos vermelhos estão aí, cheios de componentes benéficos para a nossa saúde, mas palpita-me que a maioria anda distraída disso.

Os frutos de baga estimulam, no nosso organismo, os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas e inibem a angiogénese, ou seja, bloqueiam a proliferação de novos vasos sanguíneos capazes de pôr as células más a viajarem pelo nosso corpo, assumindo, por exemplo, a responsabilidade de metástases.

Estes frutos têm ainda propriedades antioxidantes, isto é, capacidade para bloquear os danos causados pelos radicais livres de oxigénio (uma parte do oxigénio que respiramos transforma-se em radicais livres, que se ligam a processos degenerativos, como o envelhecimento, o cancro e muitas outras doenças: as cataratas, o Alzheimer, os problemas cardiovasculares...).

Os "berries" são, em inglês, os frutos de baga que tenho estado a apregoar. Juraria que todos conhecem os 'strawberries', pelo menos desde o "Sgt. Peppers", dos Beatles, onde está perpetuado o tema Strawberry Fields Forever. Falo dos morangos, claro.
Mas a variedade para escolha é grande e interessante. Há também as 'raspberries' (framboesas), os 'billberries' (mirtilos), as 'blackberries' (amoras negras), as 'redberries' (amoras vermelhas), os 'cranberries' (arandos)... e muitos outros, que, apesar de não terem um nome terminado em '-berry', em inglês, ombreiam com os "berries" no que toca a propriedades de prevenção de doenças, como sejam as uvas ('grapes') e as cerejas ('cherries').

Que tal uma voltinha diferente na zona dos frutos e legumes, marcada já para a próxima ida ao -mercado? Uma voltinha de olho arregalado: - Olha, isto é que são os mirtilos... e olha aqui arandos! Etc.

Boa passeata pelos frutos vermelhos. Um dia destes volto, para vos falar de outros frutos e de... legumes.

2 comentários:

Aníbal Meireles disse...

Olha sabes, isto não é bem assim, infelizmente. Li há pouco tempo que parece, de acordo com um estudo que eu não tenho aqui à mão, mas assim que encontrar dar-te-ei a referência, a consumo deste tipo de antioxidantes que favorece a microcirculação sanguínea e que tão bem faz aos olhos, por exemplo, pode ser prejudicial quando já se tem um tumor. Isto porque ajuda a que o tumor seja melhor irrigado, sendo portanto contraproducente.

O fiel da balança é difícil de ajuízar; é um facto aceite que os frutos vermelhos fazem bem à saúde, reforçando o nosso organismo quando se tem... saúde. Bom, é um exagero esta minha ironia, mas no que se refere ao cancro parece que é assim. Portanto, parece ser de ter alguma moderação no seu consumo quando se tem um tumor cancerígeno.

Guida Palhota disse...

Ó diabo! Tanta gente a estudar a mesma matéria é no que dá: conclusões sempre diferentes.
Arranja-me lá esse estudo, rapaz. É que o que escrevi também se baseia num estudo; eu não inventei nada...
Contudo, a filosofia dos consumos "com conta, peso e medida" dá sempre jeito para remediar...

Obrigada e um beijo