Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!


Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Meninas, hoje posso ser eu a deixar uma perguntinha?


??????????????????????????????????????????????????????

Vou atrever-me. Responde quem quiser, claro. Obrigada.


Alguma de vocês tem alguma dor física deixada pelo cancro da mama? Se sim, como é ela, onde, por que dói, como lidam com a dor...?

13 comentários:

Cristina Simões disse...

felizmente não tenho dores......mas posso dizer que sinto as vezes um incomodo...mas isto deve-se ao expansor.....
beijinhos

Lina Querubim disse...

Olá Guida,tenho!!!!!
Doí-me a mama e cicatriz da mesma e do gânglio sentinela ( ainda este mês tive consulta e o Dr. diz que normal). Tenho mais dores nos ossos, nos dias frios acordo toda torcida aos poucos vou melhorando,dores de cabeça, ás vezes sinto enjôos, dores nas articulações, alterações intestinais e depois vem tudo da menopausa calores, frios, mau humor, vontade chorar, dias que parece termos o mundo ás costas, etc...mas pensamos é HOJE amanhã vai melhorar ;o) beijokas fica com os Anjos!!

Graça disse...

Olá Guida,
Em "principio" o cancro da mama já cá não mora!! ficaram as cicatrizes que funcionam como relógio do tempo, é ele que leva com as culpas todas!!
Dores vou tendo aqui ou ali, mas que tenham uma relação directa com a doença, é o braço em que fiz o esvaziamento axilar, tenho dias que além da dormência fica muito pesado e dói, o meu maior receio é que inche, porque depois é muito difícil voltar ao normal. A pele da mama também continua muito sensível por causa da radioterapia, tenho que por sempre bastante creme. Ah!! os neurónios também ficaram muito queimaditos , talvez da quimio, tenho falta de memória. De resto, nem quero pensar que tudo o que sinto tenha alguma coisa a ver com o cancro, se não fico doida.
beijinhos

Gatapininha disse...

Olá Guida
A Lina está mesmo mal!

Eu fiz a radio em maio e em setembro comecei a carregar malas, malinhas, pcs, projecores, livros e livros de ponto, escrever no quadro. Como sabes tudo muito leve, por isso estive muito mal do músculo, pois esforcei demais e tinha dores horríveis, assim de um dia para o outro deixei de levar tudo para a aula e cheguei a pedir para os alunos escreverem por mim. Ainda hoje tento carregar o menor peso possível. Sinto sempre uma dor na zona da radio, umas vezes tipo picada forte, outras vezes tipo moinha.
Tenho umas dores nos pés de vez em quando, na cintigrafia acusou artroses.
Por vezes também me doí a alma, mas arranjo mil e uma coisa para fazer (tudo para os neurónios) e até me esqueço (como hoje, estive a fazer 3 PPT e ainda me faltam 6 para entregar até amanhã!) por isso ainda estou de pé!
lol
Quanto aos efeitos da menopausa, felizmente não tenho quase nada, nem piorou desde a histerectomia+ovários.

jokas

Marcia disse...

Guida,boa noite.
Tenho dor na mama que fiz rádio(tipo fisgadas),embaixo do braço,logo abaixo da axila,pois sou magra e os músculos fritaram com a rádio,dores nas articulações,mais agora no frio,os bicos dos seios estão anestesiados ainda(ah,fiz a reconstrução há 3 mses,com colocação de silicones).
Uí,chega!
Mas são essas as minhas dores físicas.

Beijins,fica comDeus e com os anjinhos

Lina Querubim disse...

Guida, esqueci de dizer que o Tamoxifeno tem muitos efeitos secundários assim como a entrada na menopausa mas como em tudo podemos não ser iguais. Até porque existem muitos tipos de cancro.E como diz a Graça as costuras são um anunciar de bom tempo ou não :p bjs

Maguie Barreira disse...

eu tenho dores quando levanto o braço que me tiraram o ganglio, na cicartiz tenho muita comichão e de vez em quando umas picadas fortes na mama, já falei com a Médica diz que é normal, dores nos ossos uii tb porque tenho 2 malditas Hernias discais, dores na alma superam as outras todas, mas essas vou aliviando como posso
beijinhos
..

Alda disse...

Tenho dores quando muda o tempo...
Picadas tenho quase sempre, e sinto a pele toda a repuxar, o que é um grande dseconforto, mas já nem ligo, só quando são mais fortes!

Mas cada caso é um caso!
beijinhos

VandaR disse...

Eu por vezes sinto desonforto/picadas na mama e na barriga (fiz lipo na barriga). Muito raramente, sinto o braço preso mas quando acontece, faço logo exercícios. Maleitas das operações/tratamentos são mais que muitas. Na última cirurgia, uma variz que já tinha, piorou bastante e tenho dores de morrer. A memória essa, ficou no IPO. Esqueço-me de tudo 2 minutos depois :0)

Dores na coluna, sim mas é devido a um acidente que tive (por vezes nem consigo levantar-me da cama).

Beijinhos

Guida Palhota disse...

Cristina:
És uma sortuda. Vou já dizer-te que te invejo (inveja saudável, claro, quero o teu bem).
Mas diz-me uma coisa: estás na fase do expansor e depois vais trocá-lo por uma prótese definitiva -de silicone -, como me aconteceu a mim? E fizeste rádio?

- X -

Lina:
E porque é que te dói a mama? Tens lá uma prótese dentro? E fizeste rádio? Entraste na menopausa só pela idade ou (também) pela medicação? Isso dos calores e dos frios ainda não senti. Uns quilinhos a mais é que sim, o que também não é bom para a autoestima. As cicatrizes também ainda não me incomodam.

- X -

Graça:
Os meus neurónios estão como os teus e a gaita é que estou muito triste por isso.
Cuidado com o braço. Eu só tirei o sentinela.

- X -

Gatapininha:
Tentei voltar à escola no Setembro passado, mas não consegui, por causa da dor que relatarei em post, mas no próximo Setembro não tenho outra hipótese e já estou com uma grande carga de ansiedade - até porque mudou praticamente tudo, desde que eu adoeci em Janeiro de 2008.

- X -

Márcia:
"fritaram", não foi, Márcia?! Eu bem sei que, para algumas de nós, a radioterapia foi o pior que nos podia ter acontecido - aliada a outros factores, claro.

- X -

Magui:
Ai as dores na alma e a pena de não poder voltar a ser quem fui...

- X -

Alda:
"a pele a repuxar"... Fizeste rádio, não foi?

- X -

VandaR:
Pois... e a memória... Ai!


Obrigada a todas. Foram muito queridas em terem ajudado a perceber melhor o que se passa com outras pessoas. De seguida, farei um post explicando-vos a minha dor, se é que ainda não a leram por aí...

beijocas

Teresa disse...

Aí está uma pergunta de sucesso quando colocada à brigada do reumático. Isso, sim, é que nós gostamos que nos perguntem... Já quando não perguntem, a gente diz, com legitimidade, então...

Pronto, a mim dói-me uma data de coisas, mas quem tem a Lina e a Maguie, as mariquinhas de serviço, não precisa de mais respostas.

Beijocas, Guida.
TP

(eu tenho metástases nos ossos, então não conto para o campeonato das dores, sou de certeza a campeã. Às vezes "sinto" movimentação na mama, mas não chegam a ser dores)

Lina Querubim disse...

Guida
quando fui operada retiraram-me um quadrante da mama esquerda, doí a costura pq a pele repuxou, fiz 6 sessões que quimio, 32 de radio que me queimou a mama toda, 1 ano de Herceptin na veia de 21 em 21 dias, tomo o Tamoxifeno durante 5 anos, esqueci de dizer que fiquei "esquecida" com falta de concentração.
O meu tipo de cancro é invasivo o HER2+ tinha o gânglio sentinela limpo graças a Deus!!!!!

Tenho todos os sintomas da menopausa segundo o Dr estou a caminho dela mas...em Janeiro e este mês apareceu-me o período ;p espero ter-te esclarecido :p

Cristina Simões disse...

olá querida ,hoje passei o dia com uma grande amiga.....foi maravilhoso...então é assim...4 filhos..........que maravilha..
Se eu pudesse teria ainda um Mateus..mas é melhor ficar por aqui....risos....
sim amiga é isto mesmo vou trocar o expansor (não sei qdo....ainda demora) por uma protese de silicone....
Então foi assim......./resumindo)descobri o cancro.........cresceu imesnso em pouquissimo tempo...não podia operar...então fiz quimioterapia pro bicho dimimuir......que nada ..não diminuiu....então fiz radio ........diminiu...(um pouco) so assim pude fazer a cirurgia....
e apos a cirurgia qdo estava consciente senti um alivio imenso .pois sabia que com a mama o bicho que era enorme foi emboraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
affffffffffff.
beijocas
a um pequeno grande detalhe tenho falhas de memória..........ou é velhice....ou é o tamoxefeno.