Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!

Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A caminho do segundo cancro!

Para 2011, tornei pública a vontade de que se concretizassem dois desejos meus: não ter de ser operada e emagrecer dez quilos.
Quanto ao emagrecimento, estou já a fazer por isso, com o acompanhamento de uma nutricionista e do meu personal trainer, o meu marido, que é professor de Educação Física.
Quanto a operações, as revelações de janeiro apontam claramente para que o meu desejo não seja satisfeito, apesar de ainda não ter todas as informações de que o meu ginecologista quer dispor.
No dia 12 fui à consulta de controlo e o Dr anunciou-me um quisto no ovário direito, razão pela qual foram agendadas análises de sangue e urina, para dia 15, com a intenção especial de conhecer a actividade das hormonas, e ecografia transvaginal para hoje, 17.
Hoje, o relatório atesta um endométrio espessado e três quistos no ovário direito, cujos tamanhos, em milímetros, são de 47, 21 e 13. E ficou agendada uma histeroscopia, para a próxima quinta-feira, dia 20.
- Que quer isto dizer, Dr, estou a caminho do cancro do endométrio?
- Sim, mas numa fase que vai ser controlada. O Tamoxifeno dá muito nisto. Por isso é que não se pode negligenciar a vigilância. Mas hoje pode ir calma e serena, pois estamos a tempo de tirar os ovários e o útero sem qualquer problema.
- Não quero outro cancro, Dr, já me chegou um. Se ainda só tomo Tamoxifeno há dois anos e já tenho problemas, nos três que me faltam chegaria lá...
- Provavelmente, mas vamos tratar já do assunto. Vá ter comigo à Urgência da maternidade na quinta-feira e leve já o resultado das análises que fez. Temos de fazer uma histeroscopia.
- Ainda o ano passado fiz uma, por causa de um pólipo.
- Pois, mas vai ter de fazer outra. Já sabe que é só uma dor do tipo menstrual...
- Sei...

Ou seja, a caminho do segundo cancro, vamos intercetar as más influências e acabar com elas. O Tamoxifeno tem de continuar a ser tomado, para inibir os estrogéneos, que fazem aparecer e proliferar as células malignas. Mas é o Tamoxifeno que estimula o endométrio, o qual é ainda mais estimulado pela presença de quistos no ovário. Só falta mesmo saber a quantas ando no cômputo geral das hormonas, mas já parece estar ditada a sentença...

Uma ideia positiva surgiu-me logo: ninguém me tira as entranhas sem me levar também os Pirelli, os Michelin e os Dunlop! LOL

20 comentários:

Carla Pedro disse...

Querida Margarida, uma segunda vez é dose. É dose, mesmo :( Ainda bem que foi detectado numa fase precoce, porque este tipo de cancro, uma vez que é assintomático, costuma descobrir-se em fases avançadas. Foi o meu caso. E cá estou. Para te dar força, amizade, partilha, tudo o que precisares. Um beijo enorme*

Teresa disse...

Guidinha, vais a tempo de controlá-lo e isso é demasiado importante para não ser valorizado. O regresso do cancro é o pesadelo de todas nós mas temos de manter a fé e combater o segundo com a mesma garra - ou maior - do que fizemos na primeira vez.
Aqui estou para te acompanhar no que for possível e preciso.
Um grande beijinho.
T.

maguie disse...

e vais dar cabo deste tb com garra e muita força,e tirar as entranhas é mesmo o melhor oh para mim já sem elas e ando aqui fresca e airosa já na menopausa há quase 6 anos, vai dar tudo certo!!!!
confia
beijinhos

..

Gatapininha disse...

Olá Guida
Eu tive logo alterações ao fim de 6 meses de tomar o tamoxifeno. E um ano depois tive que tirar o útero e os ovários. Foi mesmo na hora certa e atrasou não por mim, que queria ter sido operada mais cedo, mas porque os meus médicos achavam que era cedo para entrar na menopausa. A minha ginecologista nem pediu biopsia pois decidi fazer a operação logo. Agora estou descansada, é menos esse problema na cabeça. Vai tudo correr bem.
jokas

IsaLenca disse...

Guida deve ser terrível. Mas como dizem as amigas que já passaram por isso...toca a tirar as entranhas e a ficar fina!
E sempre com muita garra!

Um grande beijinho

Graça disse...

olá Guida,
Eu tirei as entranhas no mesmo dia que fui operada à mama, foi dose (mama, entranhas, gânglio sentinela e ainda um quisto sebácio que tinha na virilha), o homem apanhou-me lá e retalhou-me toda! só não percebi muito bem porque é que tinha que tomar tamoxifeno, visto que já não tinha prudução de estrogénios, ainda argumentei, mas não valeu de nada, tinha que tomar e pronto.
vai correr tudo bem, não stresses.
beijinhos grandes, Palhota.

Nela disse...

Guida, não é uma situação de cancro! É uma situação que pode conduzir a isso, se não for atalhada. Eu também tive que deixar de tomar o Tamoxifeno (mudei para Aromasin) por causa de um mega-quisto que apareceu num ovário. Felizmente, o endométrio estava fininho. Mas eu disse logo que queria tirar tudo e não pensar mais no assunto. O médico é que disse que não valia a pena ser tão radical. Ainda havia outras opções.

No entanto, continuo a achar que tirar tudo é a melhor opção, para nosso descanso.

Vai correr tudo bem. Só não acho bem, aproveitares-te da situação e tirares os pneus... E os nossos? Isso é concorrência desleal!

Guida Palhota disse...

Meninas, vocês são um must. Eu ainda estava a falar com o médico e já me chegava a vontade de vir contar-vos, para saber as vossas opiniões.
Eu estou à espera que isto sejam favas contadas, claro, podem é cansar um bocadito a contar, logo se vê!...
E quanto aos pneus... sei lá se me fazem isso. É que ainda não chegámos a essa conversa de "vias de facto". Mas... se fizerem... ai não! Nelinha, vem comigo, que eu digo que és minha amiga e tal... LOL

Beijocas grandes a todas

Kimbanda disse...

Olá Guida!

Apoio e informação de quem já passou por mais essa, são um contributo válido para te situares.
Denoto que os Pirellis e afins são importantes, o que quer dizer atitude positiva e o bom humor em alta. Só por isso fico satisfeito. Quanto aos passos seguintes, tudo há-de correr bem!

Beijo e kandandos meus.

sonia disse...

Olá Guida,

Nunca percebi muito bem porque nos dão o tamoxifeno ou outro qualquer se tem tantos efeitos secundários!?Também tomei o tamoxifeno e assim que apareceram as metástases no fígado,foi a 1ª coisa que fizeram,foi retirá-lo.
Agora tomo o aromasin,que tb sei que tem mtos efeitos secundários,mas temos que tomar algum,não é??

Vai correr tudo bem...mas,como a Teresa diz "o regresso do cancro é o pesadelo de todas nós...",eu tb sei mto bem o que isso significa.

Beijinhos de luz

Guida Palhota disse...

Sónia,

Ouvi dizer que nos dão (mesmo dado pelo hospital) o Tamoxifeno e não outro (pelo menos enquanto não temos problemas!) porque ele é substancialmente mais barato do que os outros. Só ouvi dizer, mas acredito, porque o nosso sistema de saúde não está preocupado com a nossa cura; está é preocupado em poupar dinheiro.
Assusta-me pensar que, depois de fazer a histerectomia, ainda me mandam continuar a tomar esta coisa ou outra que tal que potencie metástases ou outro cancro.
E acho que os doentes deviam ser informados de todas as possibilidades. Se existe um medicamento menos ofensivo do que outros mas que o Estado não comparticipa, o doente deve saber disso, para decidir se pode/quer pagá-lo. Eu, por exemplo, iria por aí, nem que tivesse de me privar de muita coisa por muito tempo!
Não entendo como é que ainda há quem não saiba que não há nada como a saúde, que sem ela o resto pouco interessa!!!... :(

Um beijo

Guida Palhota disse...

Kimbanda,

Obrigada pela tua presença e pelas tuas palavras.

Um beijo e kandandos

Geninha disse...

Querida Amiga, todas nós andamos sempre na corda bamba, o meu útero também está espessado e tenho dois quistos, mas o ginecologista diz que vai controlando, vamos a ver...
Vai correr tudo bem e aproveita para tirar os Michelin os goodyear e vais ficar um must. Acredita, Acredita.

Beijinhos

São disse...

Graças a Deus não tenho experiência familiar, mas desgraçadamente já passei pela tisteza de ver amigas com esse terrível problema.

Um abraço solidário para si.

Guida Palhota disse...

Geninha,

Vou acreditar que vai correr tudo bem comigo e também contigo, pois convém que a nossa força (re)comece no momento em que nos dão as más notícias. Torna o percurso mais fácil...

Beijinhos muitos

Guida Palhota disse...

Obrigada, São.
Um abraço também para si.

Vítor disse...

Força, miúda, para mais uma etapa de montanha!

Beijo

Guida Palhota disse...

Obrigada, Vítor. Estou mesmo a transformar-me numa montanhista. LOL

Beijocas

Clara disse...

Também eu estou a tomar o Tamoxifeno desde Junho data em que fui operada à mama. No inicio não senti muitos efeitos mas agora para além dos afrontamentos constantes, tenho outros sintomas, como boca seca (sem saliva), vagina, comichões no corpo, e o pior irritabilidade, perda da memoria e falta de concentração. Gostaria de saber se vocês que tomam tamoxifeno também muitos efeitos secundários. Quando comecei a tomar já estava a acabar a menopausa e tive de parar com a terapia hormonal. Já é chato a operação e o tratamento mas o remédio ainda é pior. Sinto-me frustrada

ClaudiaV disse...

Muita força nessa cabecinha! E o melhor de tudo eh que foi visto a tempo e com a tuda boa disposiç~~ap nao ha nada que resista! beijinhos