sexta-feira, 26 de março de 2010
A Nova Lingerie das Mastectomizadas com Reconstrução
Imediatamente após uma mastectomia realizada em simultâneo com uma cirurgia reconstrutiva (ou com o início da reconstrução), é necessário usar um sutiã especial, de alças largas e quase até ao pescoço, para evitar que a prótese se desloque, subindo e obrigando a paciente a uma nova cirurgia. Compra-se em lojas especializadas (uma delas está referida na barra lateral deste blogue) e há de tudo, desde os que parece que eram das nossas avós até aos que se assemelham a tops de desporto. É-se atendida de forma personalizada e cuidadosa e escolhe-se em função da estética e do conforto. Convém ter, pelo menos, dois, mas não os comprar no mesmo dia, no sentido de haver algum tempo para se saber se será preferível um diferente ou se outro igual será a melhor opção.
Se for Verão, as cavas e as alcinhas ficam condicionadas; se for Inverno, é de prever que, no Verão seguinte, esse tipo de indumentária possa voltar a ser usada.
É de toda a conveniência que, se houver intenção de que o sutiã seja comparticipado pelo serviço de saúde, se obtenha uma requisição do médico. Caso contrário, nada feito. E trata-se de peças caras.
Para a prevenção da subida da prótese, é ainda usada uma faixa (também comparticipada) durante uma ou duas semanas, a qual se aperta, com velcro, por cima do sutiã. Os sutiãs especiais usam-se durante vários meses, que podem ser poucos ou muitos, dependendo dos casos.
O tipo de sutiã a usar e o tempo durante o qual ele precisa de ser o eleito deve ir sendo conversado com o cirurgião, e, assim que se tornar possível escolher um sutiã (sem aros) numa loja normal, é de toda a conveniência ir com calma para uma primeira compra, pois o tamanho e a copa dos novos sutiãs podem ser completamente diferentes dos antigos. Convém, portanto, estar-se preparado para uma renovação total da gaveta dos sutiãs. O que, convenhamos, poderá ser um incentivo ao investimento em lingerie bonita, arrebatadora... (uma prenda, depois do abalo).
Por esta altura, atenção ao conforto e ao material de qualquer peça adquirida, pois é conveniente aliar a beleza ao bem-estar, pois sem bem-estar nada vai parecer belo.
Há, contudo, sutiãs de alças finas muito confortáveis. O tamanho da lingerie pode, portanto, ser reduzido substancialmente, se isso for o que mais agradar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário