Dedico e dirijo este blogue a todos aqueles que tiverem passado (ou estiverem a passar) por histórias de cancros, quer como protagonistas, quer no papel de acompanhantes na luta contra a doença, mas espero por cá encontrar qualquer contributo que qualquer um considere válido.
A intenção principal é trocar experiências de forma direta e sincera, sem necessidade de qualquer apoio no escudo da força constante e do pensamento sempre positivo, que tantas vezes não estão presentes, mas parece haver uma imposição social para que assim seja...
Sejam bem-vindos! E divulguem este blogue!


Por aqui, discorre-se sobre:

... Acompanhamento Psicológico Ajudar quem Ajuda Alertas Alimentação Alopécia Antes e Depois Aquisições autoestima Brincadeira Cancro da Mama nos Homens Cansaço Chamar os bois pelos nomes Cirurgias Cirurgias de Amigas Codependência Coisificação nas Doenças Prolongadas Complicações Pós-operatórias Consultas Conviver Cumplicidade Dar / Receber a Notícia Desafios Desânimo Desejos Desespero Despedida Diagnóstico Dicas Dieta Distinções Efeitos Secundários de Medicação Emagrecer Encontros de Amigas Esclarecimento Esperança Estilo de Vida Estímulos Exteriores Exames Pré-operatórios Exemplos Famosos Com Cancro Feminilidade Filosofia de Vida Pós Doença Fisioterapia Fracassos Gang da Mama histerectomia Histórias de Luta Hormonoterapia Hospitalizações Humor Implicações Psicológicas Incongruências Informação Lingerie Correta Lingerie Pós-Operatória Medos Meios Complementares de Diagnóstico Meios de Diagnóstico Menopausa Depois do Cancro da Mama Modos de ser Mudanças na Vida Natal Nova Normalidade Novas Amizades Novidades O Cancro em Pormenores O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças O Cancro Não é Só uma Doença; é um conjunto de doenças; efeitos secundários da medicação Ocupação em Tempo de Baixa Os cancros dos amigos e familiares Palavras Alheias a Propósito do Propósito Parabéns Partilhar a Doença Perdas Pós-cirurgia Pós-operatórios Prazer em encontrar quem nos entende Prazeres Prevenção Prevenção de Recidivas Processo de Recuperação Projetos de Sensibilização Quimioterapia Radioterapia Rastreio do Cancro da Mama Reações Alheias Reações Pessoais Reconstrução Mamária Regresso à normalidade Regresso ao Trabalho Sentimentos negativos Sexualidade Sinais Sintomas Solidão Tamoxifeno Terapias Toque Tram Flap Tratamentos Verdade Verdadinha Vitórias Vontade de ter poder sobre a doença

riscos marcantes

riscos marcantes

NOTE BEM

No dia 11.1.11, este blogue passou a ser escrito à luz do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Preto - Contra o Cancro



Comam-no do modo que mais vos agradar, mas não se esqueçam da vossa dose diária de chocolate... preto!

9 comentários:

Unknown disse...

Alô Margarida, acabei de ler os seus posts dos dias anteriores, é uma óptima terapia deixar sair todas esses pormenores que nos incomodam quando vivenciamos acontecimentos mais difíceis. Eu vivi de perto a história da minha mãe, por isso reconheço as suas queixas dos serviços prestados; e há uns anos atrás, a história semelhante de uma amiga minha que tinha 29 anos e um filho de 1 ano e tal, enfim...Margarida, esta minha amiga, aprendeu bastante, é um amor de pessoa, cresceu muito durante todo o processo, fez parte a seguir de um grupo de esclarecimento que acompanhou novas situações. Se precisar falar com ela, é só eu dizer-lhe que está ao seu inteiro dispor…
Mudando de assunto: Está disposta a aceitar um desafio de escrita criativa? Sem qualquer obrigação temporal…apenas por puro prazer e divertimento? Que lhe parece, escrever uma história a 4 mãos no meu blog…eu abro essa possibilidade. Ora escrevo eu um pouco, ora escreve a Guida, quando lhe apetecer…sem combinarmos nada…hum, que tal, pense! E depois diga se aceita, ok? Um beijo grande da sua blogoamiga Ana A.

Laura disse...

Guida, olá.
É com o chocolate preto que me perco. Vou 'encontrar-me', sem problemas de consciência, seguindo o teu conselho e ficar...uma baleia!

Vítor disse...

Como dizia o Campos (neurótico):

«Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.»

Não é verdade que é das bocas dos loucos que nascem as maiores verdades?
Viva o chocolate!
Preto, sim, de cacau mesmo, o mais puro possível!
Há lá droga mais deliciosa e viciante?

Comamos chocolate, então!
Eia! Hurra! Rrrrrrrrrrr!
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

Beijo

(A moderação de comentários oferece-me para verificação de palavras "guledbl". Será de propósito?)

Guida Palhota disse...

Olá, blogoamiga Ana A!

Fiquei com uma pulguita atrás da orelha sobre o 'l' e o 'f'... (Não ligue; ou ligue, como quiser - sou eu à espreita...).

Ainda estou num tempo de "despejar", de libertação da agressão de que fui vítima. Mas já procuro conversa concreta sobre o assunto. Portanto, se a sua amiga quiser passar por aqui, será um início. Eu também gostava de fazer parte de um "grupo de esclarecimento", de ajuda, ou qualquer coisa semelhante. Aliás, no IPO, algo que me enterneceu foi o serviço de voluntariado...

Quanto à escrita criativa, estou toda orgulhosa por me ter feito essa proposta, pois é algo muito atraente.
Estou, portanto, oficialmente (estou a brincar) disposta a aceitar o seu desafio. Vamos a isso! Quando quiser.

- X -

Menina Laura!
A dose diária é de um quadrado. Quando o chocolate te chegar a casa, corta-lo logo em quadrados e embrulhas as doses diárias em papel de prata (muito bem embrulhadas, para, depois, dar trabalho a desembrulhar...). E em cada dia, comes um quadradinho a acompanhar um café. Por exemplo. Que tal?

- X -

Sabes, Vítor, a moderação de comentários anda a espiar-nos... Cuidado com ela!
E sabes outra coisa? De vez em quando, podemos comer um chocolate inteiro (mas isto não digas a ninguém, ouviste!?). Hmmmmm!

Chocolatinhos para vocês todos, meninos

Unknown disse...

Guida, agora fiquei a nadar de costas "f" "l"????!!!!!!"""""2222@@
depois logo me diz.

Desafio aceite. Uma pergunta. Postamos directamente e fazemos por partes o post? ou trabalhamos por mail construimos a história e depois de completa, postamos? o que acha melhor?

bjs ana

Unknown disse...

DE repente, talvez se me tenha feito luz....Luisa Fernandes? será?!!!!????"""###$$$$)))%%%%

Guida Palhota disse...

Olá, Alfa!
O conhecimento do seu nome tem sido uma espécie de jogo em que se ganham peças de puzzle, uma por dádiva, outra recolhida com esforço, outra oferecida como recompensa... e ainda me falta conhecer a última peça, embora já tenha chegado à principal (?) razão do nome 'Alfa' - é um acrónimo formado pelas iniciais do seu nome.

Quanto ao nosso post a meias, talvez possamos combinar as "regras" por mail, só para "esta malta toda" (lol) não ficar já a saber como vai ser.
Eu vou dar uma espreitadela lá em sua casa e desenhamos o formato.
Que me diz?

um beijo

Unknown disse...

Guida:) Combinado. Já conseguiu o meu e-mail?

bjs

Guida Palhota disse...

Não, Alfa. Quando clico lá, aparece-me a seguinte mensagem: "Não foi possível executar esta operação porque o cliente de correio predefinido não está correctamente instalado."
Escreva-me para guidapalhota@gmail.com, que eu respondo.

um beijo