As Bagas "Vermelhas" e as Suas Propriedades
Anticancerígenas e Antioxidantes
Silvestres, da horta ou de estufa, a verdade é que os frutos vermelhos estão aí, cheios de componentes benéficos para a nossa saúde, mas palpita-me que a maioria anda distraída disso.
Os frutos de baga estimulam, no nosso organismo, os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas e inibem a angiogénese, ou seja, bloqueiam a proliferação de novos vasos sanguíneos capazes de pôr as células más a viajarem pelo nosso corpo, assumindo, por exemplo, a responsabilidade de metástases.
Estes frutos têm ainda propriedades antioxidantes, isto é, capacidade para bloquear os danos causados pelos radicais livres de oxigénio (uma parte do oxigénio que respiramos transforma-se em radicais livres, que se ligam a processos degenerativos, como o envelhecimento, o cancro e muitas outras doenças: as cataratas, o Alzheimer, os problemas cardiovasculares...).
Os "berries" são, em inglês, os frutos de baga que tenho estado a apregoar. Juraria que todos conhecem os 'strawberries', pelo menos desde o "Sgt. Peppers", dos Beatles, onde está perpetuado o tema Strawberry Fields Forever. Falo dos morangos, claro.
Mas a variedade para escolha é grande e interessante. Há também as 'raspberries' (framboesas), os 'billberries' (mirtilos), as 'blackberries' (amoras negras), as 'redberries' (amoras vermelhas), os 'cranberries' (arandos)... e muitos outros, que, apesar de não terem um nome terminado em '-berry', em inglês, ombreiam com os "berries" no que toca a propriedades de prevenção de doenças, como sejam as uvas ('grapes') e as cerejas ('cherries').
Que tal uma voltinha diferente na zona dos frutos e legumes, marcada já para a próxima ida ao -mercado? Uma voltinha de olho arregalado: - Olha, isto é que são os mirtilos... e olha aqui arandos! Etc.
Boa passeata pelos frutos vermelhos. Um dia destes volto, para vos falar de outros frutos e de... legumes.
DESIRE PRABOWO WHO STILL HAS NOT REACHED
Há 5 anos
2 comentários:
Olha sabes, isto não é bem assim, infelizmente. Li há pouco tempo que parece, de acordo com um estudo que eu não tenho aqui à mão, mas assim que encontrar dar-te-ei a referência, a consumo deste tipo de antioxidantes que favorece a microcirculação sanguínea e que tão bem faz aos olhos, por exemplo, pode ser prejudicial quando já se tem um tumor. Isto porque ajuda a que o tumor seja melhor irrigado, sendo portanto contraproducente.
O fiel da balança é difícil de ajuízar; é um facto aceite que os frutos vermelhos fazem bem à saúde, reforçando o nosso organismo quando se tem... saúde. Bom, é um exagero esta minha ironia, mas no que se refere ao cancro parece que é assim. Portanto, parece ser de ter alguma moderação no seu consumo quando se tem um tumor cancerígeno.
Ó diabo! Tanta gente a estudar a mesma matéria é no que dá: conclusões sempre diferentes.
Arranja-me lá esse estudo, rapaz. É que o que escrevi também se baseia num estudo; eu não inventei nada...
Contudo, a filosofia dos consumos "com conta, peso e medida" dá sempre jeito para remediar...
Obrigada e um beijo
Enviar um comentário